inhansa.jpg (12028 bytes)

IANSÃ

        A Deusa do vento, do Raio das Paixões, suas forças regem sobre ciclones, furacões, vendavais.

        Iansã é o caminho dos espíritos dos desencarnados (egúns) que perambulam, espíritos sofredores; ela os conduz, cada um, com amor e autoridade.

        Inhasã é um Orixá guerreira, que luta por ideais. É conhecida como Oyá. Ela é a beleza do raio, do relâmpago; ela se apresenta na força elética, geradora de energias mil.

        Inhasã rege os corações angustiados, sofridos e magoados, ela transmite energias nas uniões do grande amor. Ela é a pureza de uma paixão. Inhasã, dona da conquista do lado afetivo e também é guerreira de causas impossíveis.

        Descobridora de mistérios; pois os ventos trazem para eles os segredos, é dona das notícias boas e ruins; Iansã rege muito pelo lado esotérico.

        Iansã divide as forças do raio, do trovão com Xangô.

        Ela é encanto e beleza, é o ciúme e a paixão desesperada .Iansã é a magia, o mistério e a mironga.

        É a mãe que sofre pelos filhos.

        Iansã é a Deusa do Amor, da grande paixão.

        Iansã é o verdadeiro Amor.

        Salve Iansã

 

ARQUÉTIPO

        O Arquétipo de Oyá ( Iansã ), é o das mulheres audaciosas, poderosas e autoritárias , mulheres que pode ser fiel e de lealdade absoluta em certa circunstancias, mais que, em outro momentos, guando contrariada, em seu projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações, da mais extrema cólera. Mulheres , enfim, cujo temperamento sensual é voluptuoso, pode leva-las a aventuras amorosas e extraconjugais múltiplas e freqüentes , sem reservas nem decência , o que não as impedem de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesma enganados .

button107.gif (3222 bytes)