Centro Espírita Filhos de Oxalá
A ORIGEM DA UMBANDA
A Umbanda é uma palavra oriental formada de dois vocábulos:
UM - Significa Deus - Criador de todas as coisas.
BANDA - Significa agrupamento de pessoas,
legiões.
É o grande e verdadeiro culto que os Espíritos humanos encarnados na Terra,
prestam a Oxalá, por intermédio dos Orixás. A Umbanda é originária do Oriente.
Este Oriente muito influiu no passado, no Continente Africano, devido a essa
influência, recebemos a Umbanda da África, dado a grande massa de africanos que
emigraram, como escravos, para o Brasil na época Colonial. Por volta de 1830, já
existiam mais ou menos dois milhões de negros que praticavam os mais estranhos e
bárbaros rituais: Vudus, Surras, Sacrifícios com o próprio corpo - é o que
conhecemos como Quimbanda e Magia Negra. Parte desta legião não aceitando tal
prática, separou-se e iniciou a prática da caridade, trabalhando com os Orixás
na cura da matéria e Espíritos e no aperfeiçoamento de Espíritos trevosos e mal
feitores. Começara a partir daquele momento a evolução do aperfeiçoamento
espiritual destes missionários e com ele a Umbanda, era preciso entretanto, que
a lei do equilíbrio universal predominasse nos mundos, uma vez que ao homem fora
dado conhecer as forças do bem e do mal. Estas forças seriam os polos negativos
e os positivos, o belo e o feio, o mais e o menos, o alfa e o ômega, para que a
igualdade pudesse substituí-lo.Assim tinha que predominar no Mundo estas duas
correntes perfeitas, onde o homem e a mulher haveriam de representar este
perfeito equilíbrio. Sendo o homem o pólo positivo e a mulher o negativo.Criadas
todas essas concepções, não poderia o homem fugir a esta força uma vez que ele
próprio procurava desvendá-las.
Na própria ordem Divina: UMBANDA, estas duas forças estavam representadas:
UM - Deus infinito, força do bem, polo positivo, Éden.
BANDA - Lado oposto, força do mal, polo negativo, reino terrestre, Terra.
Em breve novos assuntos serão abordados, aguarde!
MENSAGEM DO DIRIGENTE DO C.E.F.O.
100 anos de Amor e Caridade
Prezados amigos e irmãos de fé,
Muito me honra, deixar registrado, neste momento em nosso site, em que a UMBANDA, completará 100 primaveras de existência em prol da Doutrina Espírita e praticando com muita seriedade e respeito a CARIDADE !
Muito foi o esforço e dedicação que se pôde nesses anos desempenhar todos aqueles que deram início e continuidade com perseverança o cultuar de nossa religião. A Umbanda se faz presente em minha vida desde minha infância, a qual me orgulho de ser um praticante e estudioso dessa valorosa Religião.
No transcurso desta minha missão, tenho aprendido a cada momento, o quanto a palavra de Jesus e a Doutrina Espírita Umbandista são importantes para a nossa evolução espiritual. Tenho só a agradecer por todos que de alguma forma passaram por esta Umbanda, por todos os momentos difíceis e de alegria que tiveram que ser persistentes e fiéis.
Como também, às vezes é ingrata e solitária esta nossa Missão....lidar com o ser humano, com pessoas diversas, com seus anseios, vaidades, interesses diversos, sua mazelas, culturalmente e socialmente diferentes. Como agir, como ceder. Quanto e até quando temos que manter um espelho de fortaleza e esperança..., mas creio que se Zambi nos concedeu este fardo é por que sabia que não iríamos lhe decepcionar...
Hoje, esta Instituição, o CENTRO ESPÍRITA FILHOS DE OXALÁ vem a cada ano, aumentando os seus propósitos caritativos em busca de poder não só auxiliar aos médiuns e espíritos necessitados de uma palavra de fé, mas também ajudando diretamente as pessoas mais carentes e necessitadas com recursos alimentares, vestuário e evangelização.
Como Também em particular muito me orgulha deste Centro espírita fazer-se presente a 28 anos no caminho da Umbanda, o que representa mais de ¼ de século em prol dessa Excelsa Religião e estando registrado como uma das poucas Instituições Umbandistas que se mantém aberta desde sua inauguração, ou seja, desde o ano de 1980.
Gostaria também, que todas as Tendas, Templos, Terreiros e Centros Espíritas pudessem pelo menos estender o mínimo de solidariedade ao próximo. E se unissem mais entre os que realmente levam a fé de nossa bandeira da Umbanda, não como um status mas sim com humildade e presteza.
Pois sabemos que mesmo entre nós Umbandista, existe uma minoria que não leva os seus irmãos de fé com respeito e fraternidade. Achando-se que os demais terreiros, são inúteis ou são em suas visões menores ou inferiores.
Sabemos que em todas as religiões e seitas existem os maus profetas ou falsos seguidores, querendo de alguma maneira tirar proveitos das pessoas que os procuram, que estão necessitados.
Mas também sabemos que na sua maioria dos Umbandistas que vestem a camisa da Umbanda são pessoas boas e de bom caráter, não escolhendo raça ou grau sócio-econômico para poder darem as mãos.
Muitos trabalhos, oferendas, despachos executei, para auxiliar materialmente e espiritualmente as pessoas que infelizmente só procuram a Umbanda para resolverem os seus problemas particulares. Mas por outro lado, fico orgulhoso quando dessas milhares de pessoas que já nos procuraram, algumas, conseguem sentir ou enxergar, que a Umbanda é um caminho para poder espiritualizarmos, evoluir o nosso espírito e não a procura de milagres.
E o mais gratificante, é quando conseguimos salvar uma pessoa de um pensamento negativo, de falta de fé ou de comportamentos errôneos da vida.
Parabenizo, a todos os Médiuns e Dirigentes que mantém sempre uma corrente sólida de fluídos positivos em favor de nossos trabalhos. Tenho a certeza que todos estes Seguidores da Umbanda vão sempre cuidar de seus caminhos a procura do melhor na desenvoltura religiosa e espiritual dentro do caminho umbandista.
Pois sabemos que de uma maneira ou outra, quem passou por esse caminho de fé teve um aprendizado, iniciou ou deu continuidade a um caminho a ser iluminado em sua trajetória de vida espiritual na Umbanda e como ensinamento de luz e forças missionárias. Sempre por onde passamos plantamos, semeamos e colhemos...
Na verdade, eu só tenho a louvar e enaltecer as maravilhosas Entidades da nossa valorosa Umbanda e a Todas que compartilham desse elo de amor em luz pela Umbanda e particularmente as que trabalham e irradiam o nosso Terreiro.
Viver para lapidar a fé ou cumprir a nossa missão mediúnica ou resgatar as nossas dívidas Cármicas, é às vezes muito difícil, pois temos que conciliar a nossa vida muito bem, para que não haja exageros ou fanatismos. Pois aquele que deixa alguma coisa a ser realizada em prol de outra sem estar consciente do que está fazendo, no futuro se frustará.
Saber dosar sempre os nossos passos, policiar os nossos pensamentos é dever obrigatório de um bom Umbandista.
Sempre na minha jornada de vida, desde pequeno, foi-me ensinado, que nem tudo é como deve ser ou se quer.
Procurei nestes anos de trajetória como discípulo da Umbanda e tendo Casa Aberta usar sempre a lealdade, seriedade e respeito como princípio aos Orixás, aos Irmãos e Filhos de Santo e aos Consulentes.
Aprendi com todos e por isto tudo que assimilei, procuro transmitir aqueles que querem levar a missão mediúnica a sério.
Acredito que sempre estarei aprendendo, a vida toda desta existência, o muito que o Espiritismo e a Umbanda representa para as Leis de DEUS.
Às vezes, encontramos em nossos caminhos algumas pedras que são difíceis de segurar, mas deixo sempre que os meus Amigos Espirituais possam me dar a força para poder modificar o sentimento de mágoa ou tristeza, como também deixo que o tempo acabe por esclarecer aqueles que não tem compreensão de como é difícil lidar com a fé e com os pensamentos das pessoas em questão do cumprimento da Umbanda.
Só que não podemos agradar a todos, ao mesmo tempo, mas tento sempre ponderar as atitudes e vícios, para que possam sempre somar o que cada um tem de positivo, ao idealismo de nossa Umbanda.
A vibração, a energia, a alegria, o amor, a força e união, isso tudo entrou nos alicerces, no concreto, em cada massa esticada, está na parede , invade o ar de nossos Terreiros e solidifica a cada dia a nossa Umbanda
Cada pedra tem uma história, que ouviu, viu, foi milimetricamente planejado o seu lugar, desde o papel à gruta, são testemunhas das conquistas, lutas e entraves. Mas como já disse é árdua, porém gratificante e foi dessa história que estaremos comemorando os 100 anos de amor e glória da Nossa UMBANDA em novembro de 2008..
É assim que foi traçado e estamos aqui juntos para celebrar este Centenário com harmonia, leveza, alegria e respeito que a história se encarregou de juntar.
Desejo por fim boa sorte a todos e principalmente que o Bom Cristal do Luzeiro da Umbanda irradie a cada médium Umbandistas, estejam onde eles estiverem, todas as energias positivas para continuarem a trilhar este belo caminho.
E que todos os Terreiros e todas as demais Casas Umbandistas tenham sempre a convicção e a vontade dos Orixás de permanecer sendo o grande luzeiro da paz espiritual, perpetuando o sucesso de nossas correntes de Caridade.
"SALVE O CENTRO ESPÍRITA FILHOS DE OXALÁ".
"QUE EM NOME DA BANDEIRA DA UMBANDA POSSA SEMPRE CUMPRIR COM OS DESIGNOS DAS FORÇAS ESPIRITUAIS SUPERIORES".
"SALVE ZAMBI E OXALÁ".
"SALVE OS ORIXÁS E OS MENTORES ESPIRITUAIS DO NOSSO GONGÁ".
“SALVE A UMBANDA”.